quarta-feira, 20 de junho de 2007

ROUBADAS NO PERU - FONTE: O VIAJANTE

Peru .................................................
MÁQUINA ROUBADA
Fiz em maio uma viagem de 25 dias, percorrendo Bolivia e Peru, a viagem foi dez, exceto pelo roubo da minha maquina digital no Hostal Thelionbackpage em Miraflores - Lima, o próprio funcionário do Hostal me roubou. Percebi, e juntei os fatos depois, mas já era tarde... Portanto galera, evite-o!!
Antonio Marcos Iaia Vespa
POLICIAIS DO PERU
Uma das poucas coisas chatas de viajar pelo Peru é ter de agüentar os policiais de algumas cidades, especialmente as mais "turísticas", patrulhando a conduta dos viajantes. Em Cuzco, se você se atrever a deitar num dos bancos da Praça de Armas em menos de um minuto logo chega alguém apitando e mandando sentar feito "gente". Enquanto isso, a cinqüenta metros do local, num beco à esquerda, vendedores ambulantes oferecem drogas ilícitas a todo mundo que passa, na maior naturalidade, como se fosse chiclete ou um cartão telefônico. Tirar a camisa num dia de calor, nem pensar! Tive o mesmo problema em Cuzco, Lima e Puno. O lance é não esquentar, não argumentar e obedecer. No mais é torcer para que nossos irmãos de dor latino-americanos se livrem o quanto antes desse ranço autoritário.
David
CUIDADO COM A SENHORA JUANA
Recentemente (abril/2007 )estive em Cuzco para ir a Machu Picchu. Logo que cheguei na rodoviária (vindo de La Paz - Bolívia) vieram ao meu encontro vários agentes de hotéis, casas de hospedagem e, entre estas pessoas, uma senhora chamada Juana da casa de hospedagem Samani que me ofereceu uma habitação com banheiro dentro do quarto e próximo a praça principal de Cuzco. Realmente ficava próximo à praça principal, porém ao chegar ao local (e ter que pagar o táxi para ela também) ela me levou para um habitação onde o banheiro era do lado de fora. Reclamei dizendo que não era isto que ela havia prometido, então a Juana me levou para uma habitação onde havia banheiro dentro mas teria que pagar por um valor maior, e como já estava tarde da noite decidi ficar. Pesquisei os preços de várias agencias para poder ir para Machu Picchu, e a sra. Juana, no entanto, me disse que as agencias não são honestas, de confiança, e que com ela poderia confiar que me providenciaria as passagens de trem, entrada ao parque e guia turístico para o acesso a Machu Picchu, indo de ônibus até uma parte do caminho e depois pegando o trem. Ela até me mostrou uma carta que, segundo ela, são de brasileiros elogiando e recomendando seus prestativos serviços (nem li). No dia para ir para Machu Picchu, ela me fez perder o horário para pegar o ônibus, mas me pagou um táxi me dizendo que era para eu pagar o guia, que estaria me esperando lá em Machu Picchu e que ela me devolveria depois. Consegui pegar o trem, mas chegando ao parque não havia guia algum me esperando. Paguei para ter um guia. Após voltar fui ver com ela quanto ao valor do guia, no parque os guias cobram em dólares, todos os guias são assim, inclusive isto foi comprovado nas agências por qual havia passado antes. Ao falar com a sra. Juana sobre o valor em dólar, ela veio com o papo de que eu fui enganado e que o valor correto é em Soles (moeda local). Vi que não ía adiantar nada ficar discutindo com este tipo de pessoa, falei um monte para ela, arrumei minhas malas e fui embora. Então cuidado com a sra. Juana da casa de hospedagem Samani, quando forem a Cuzco.
mMarcos
DURMA EM ÁGUAS CALIENTES
Em Macchu Picchu, o parque abre às 9h e fecha às 15h, portanto durma em Águas Calientes, cidadezinha logo abaixo. Eu dormi em Olaitaytambo e o trem demora 2h30min para chegar lá, isto é, olhei o parque correndo.
Elisa
DECEPÇÃO COM PUNO
No final de 2002, fui para o Peru e fiquei lá por quase 20 dias. Conheci lugares fantásticos, passei o Ano Novo em Cuzco, mas visitei uma cidade horrorosa: Puno. Fica na fronteira com a Bolívia, à beira do lago Titicaca. Lá, é preciso muito cuidado ao receber troco, porque na maioria das vezes, eles nos dão notas e moedas falsas. Além disso, tem um passeio pelo famoso Lago Titicaca, onde te levam para a Ilha de Urus e Taquile. O problema é que te deixam num lugar da ilha, debaixo de um calor insuportável (fui no verão - calor de dia e frio à noite), à que quase 4.000m de altitude. O barquinho te larga lá e para que você pegue o barquinho novamente, é preciso subir à mais de 4.500 por quase 2 horas. Ao chegar lá em cima (depois do sol na cabeça), você pede uma bebida gelada (qualquer coisa, a essa altura do campeonato) e qual a surpresa? Não tem luz elétrica e tudo é muito quente - temperatura ambiente. Depois de todo o sacrifício, é preciso descer por 1h30, para pegar o barquinho e sumir daquele lugar o mais rápido possível! Tirando a cidade de Puno, o Peru é um país muito interessante, com um povo extremamente receptivo e simpático!
Fernanda
VALORES SUPERFATURADOS
No Peru, cuidado com a abordagem de taxistas e agentes de viagem nos aeroportos, hotéis e rodoviárias. Eles sempre querem saber de onde vcs vêm e para onde vão, pois vão tentar convencê-los a fechar pacotes de passeios, transporte e hospedagem. Na maioria das vezes, os preços estão superfaturados.
Italo
ACOMODAÇÃO EM PUNO
Em Puno, tomem cuidado com o hotel Miski Wasi Inn. As instalações são ruins, e o atendimento do front desk é grosseiro e mal educado.
Italo
SEM RESSARCIMENTO
Cuidado com a agência PeruBolivia Expeditions, que fica na Plaza de Armas de Arequipa, Peru. Tudo parece muito profissional, mas depois que você faz o pagamento, eles mudam os serviços contratados para outros de menor qualidade, e pouco se importam com as suas reclamações. Obviamente, não há ressarcimento pela diferença dos serviços. Passem longe dessa agência.
Italo
CÂMBIO PARA 100 DÓLARES
Em Julho estive em algumas cidades no Peru: Lima, Arequipa, Puno, Cusco e Águas Callentes. Em todas essas tive dificuldades de trocar cédulas de 100 dólares com série iniciadas com as letras "CB". Apenas os bancos realizam a troca dessas notas e, no entanto, com o valor bem menor que as casas de câmbio. Fui informado que circularam dólares falsos tanto no Peru como também na Bolívia com essa série, daí o motivo dessa desconfiança. Portanto, se for ao Peru ou Bolívia evite levar notas de 100 dólares com essa série, pois pode lhe custar alguma dor de cabeça até você consiga trocá-las.
Luis José Machado de Sousa
SEGURANÇA COM CACHORRO
O albergue peruano da capital Lima, situado no bairro de Miraflores, Avenida Casimiro Ulloa, é o único credenciado da cidade. Não obstante, mantém um enorme cachorro chamado Akira completamente solto e sem focinheira dentro de suas dependências o tempo inteiro. Várias vezes o animal de tamanho cavalar rosnou para mim nos 2 dias em que ali me hospedei. Quando reclamei da falta de segurança, a recepcionista muito tranquilamente me respondeu que o cão jamais havia mordido ninguém. Como se o justo fosse deixar alguém ser atacado primeiro para somente depois se tomar alguma providencia. E como se o alberguista tivesse obrigação de confiar num bicho que não lhe pertence. Além disso, a funcionaria que prepara o café da manhã dos hóspedes não tem hora para chegar no albergue, e ainda fica ofendida quando lhe perguntamos o que é servido no desjejum, como se não tivéssemos o direito de saber o que estamos comprando. Depois de toda essa hospitalidade, mudei-me para a Hospedaje Diana na rua Tarapata, no mesmo bairro de Miraflores. Paguei 10 dólares por um quartinho individual com banheiro na altíssima estação (contra os 10,5 dólares do dormitório coletivo do albergue). Achei uma pechincha e fui super bem tratada.
Dunia Morgana do Carmo
HOTEL DIFERENTE DO FOLDER
O Euro's Hospedaje é a maior roubada de Cuzco. Estava em Puno e fiz a reserva por telefone de 3 quartos, com serviços de: televisão, água quente 24 horas e confortável. Chegamos de madrugada e não encontramos nada disso, tinha apenas 2 quartos fedorentos, nada de TV, a água fria e camas desconfortáveis, não dormimos, passamos a madrugada em claro e morrendo de frio. Nada era como mostrava o folder de propaganda. Quando for a Cuzco passe bem longe desse hotel, que fica na calle Cuichipunko nº 249.
Antonia Cláudia Prado Pinto
EVITEM ESSA AGÊNCIA EM CUZCO
Na bela Cuzco, evitem uma agência de turismo chamada Angel Turs pois o proprietário, Jesus, é desonesto. No mais, aproveitem.
Roberto Canales da Trindade
TRAJETO PERIGOSO
Não façam o trecho Ayacucho-Cusco, no Peru, de ônibus. Esse itinerário é monopolizado pela empresa Canchas que tem bons motoristas mas péssimos veículos que quebram varias vezes durante a viagem e não tem sanitário embora a viagem leve de 23 a 27 horas. Alem disso há o risco de assaltos nas estradas com direito a tiroteio.
Maria Santos
HOTEL PRECONCEITUOSO
O Hotel Conde de Lenos Inn na Plaza de Armas da cidade de Puno, no Peru, é preconceituoso e racista. Quando vêem que o viajante é Latino Americano, querem cobrar uma fortuna em dólares pela diária para torna-la proibitiva para o turista do terceiro mundo. Mesmo com o tarifário colado na parede da recepção com o preço de 35 dólares, a recepcionista não teve um pingo de vergonha em me dizer que a diária era de 90 dólares. Pois quem perdeu foram eles, pois eu podia pagar e não fiquei lá por causa do tratamento visivelmente discriminatório. É assim que gente tola deixa de ganhar dinheiro. Fico imaginando como teriam me tratado se, alem de brasileira, eu fosse negra e pobre. Acho que teriam me espancado!!! A boa em Puno é o Hotel Arequipa na rua de mesmo nome, próximo ao Parque Pino. Barato e cheiroso.
Maria Santos
POUSADA SEM ÁGUA
Não fiquem na Pousada Yacaruna, na Rua Pevas, na cidade de Iquitos, Amazônia peruana. Iquitos, como toda selva, é quente inclusive à noite. Voltei de uma festa as 10 horas da noite e não havia água no chuveiro, a água havia sido desligada. Falei com o recepcionista mas mesmo assim tive que esperar meia hora até que corresse água para tomar meu banho. E assim mesmo o chuveiro só funcionou por 2 ou 3 minutos. Nem pude lavar meu cabelo. Recomendo o Hostal Libertad na Rua Arica. Mais barato e com água 24 horas.
Maria Santos
AGÊNCIA PARA O DESERTO DE UYUNI
Embora seja indicada pelo guia Lonely Planet, a empresa Colque Tour requer cuidados. Comprei o passeio de três dias pelo deserto de Uyuni e tive uma série de problemas. Cuidado nos alojamentos. Levem muita água mineral, pois nos alojamentos não há água corrente nem no banheiro. A água fica dentro de um tonel nojento. No último dia, quando íamos para o deserto de Uyuni, tivemos que esperar seis horas por um carro. Isso porque o nosso motorista disse que ia levar um grupo de volta, mas que a gente não devia se preocupar, pois "já estava vindo um outro para nos buscar". Depois, este mesmo carro quebrou mais duas vezes. Fui ao escritório da empresa e, somente depois de uma discussão e de ter que ouvir do secretário que eu estava querendo "passar a perna" nele, eu consegui parte do dinheiro de volta. Cuidado também na hora de comprar passagens para sair de Uyuni. É preciso comprar com antecedência. O ônibus para Potosí parece um "pau de arara". Anda a 30km/h, pois a estrada é de terra batida.
Gabriele Lomba
CUIDADO COM A TOUR PERU!
Não viagem com a companhia de ônibus Tour Peru!!! Fiz uma viagem ate Copacabana (Bolívia) e eles e deixaram na fronteira, sem guia e sem mochila. Resultado? Tive que pagar para os "policiais" bolivianos pra receber meu carimbo de saída do país, já que meu ônibus estava do outro lado da fronteira!!! Cuidado!
Ricardo
ÔNIBUS E HOTEL
Fiz uma viagem para Peru recentemente, tenho algumas recomendações que julgo importantes: 1 - Não comprem passagem de ônibus sem ser das companhias Cruz Del Sur ou Ormenõ. Os ônibus dessa companhias não chegam nem aos pés dos nossos, mas são os melhores dentro do Peru. Fizemos uma viagem de Puno a Cuzco (380km), demorou cerca de 9 horas e ia parando em qq povoado. O cheiro era terrível dentro do bus sem falar dos vendedores que entravam e saíam a cada 15 minutos. O nome da companhia é Poney Express. 2 - Não fiquem hospedados no Hotel Suite Larco em Lima (está indicado no Guia para O Viajante Independente). Hotel possui instalações antigas e sujas. Sem falar que roubaram alguns dos nossos pertences, infelizmente só conseguimos notar a falta dos itens roubados quando já tínhamos saído de lá. Não deu para voltar e reclamar.
FIQUE ATENTO A SUA MOCHILA
Atenção com as suas mochilas quando vocês forem a Tacna no Peru, eu ia cruzar a fronteira de taxi pro Chile como já havia feito 2 vezes e o motorista/agente quis me roubar no preço na moeda peruana, eu sabia quanto era e ele quis roubar no cambio pra peso chileno, eu me distrai com isso e ele me disse pra que eu cambiasse meu dinheiro e que deixasse as coisas, eu estava tão perto que deixei, e fui olhando todo o tempo, mas no momento de conferir o dinheiro do câmbio eu tive que olhar e nesse segundo sumiu minha mochila, supostamente o agente estava olhando, eu tive que voltar a Lima pra ir na embaixada e fazer tudo de novo, o pessoal de Tacna foi incrível, um policial me colocou num ônibus grátis pra Lima, uma senhora me deu comida, outra me deu 50 soles, no final eu voltei pra Lima e ainda estou aqui, saio depois de amanha, espero que de tudo certo agora, mas pelo menos agora eu aprendi a lição, atenção nunca e demais!
Alisson Saraiva
AGENTES FAJUTOS EM LIMA
No aeroporto internacional de Lima, Peru, fiquem espertos com os sujeitos q se apresentam como agentes, na hora do check-in. Eles aparecem bem vestidos na fila dos passageiros e se identificam como funcionários das cias aéreas, do governo ou do aeroporto, só para confundir os passageiros. Imediatamente e com arrogância recolhem os passaportes e os bilhetes aéreos como se fosse uma inspeção policial. Em seguida mandam você aguardar e tomam seu lugar na fila. Caso você perguntar o porque daquele procedimento, ou se há algo errado em sua documentação, eles bronqueiam e ameaçam levar você para a segurança do aeroporto. Enfim, check-in realizado o tal agente explica que está tudo certo e pede na cara dura alguns dólares para entregar o passaporte e o boarding pass. Cuidado, eles andam em inúmeras duplas e se comunicam em códigos próprios sinalizando com as mãos, piscadas de olhos e gírias. Agora também via celular. Ao ser abordado por uns pilantras desses, o melhor é chamar os policiais uniformizados que rondam o aeroporto.
Satoru
ESTAÇÃO 104
Estou escrevendo para alertar os viajantes que forem à cidade perdida de Machu Picchu e optarem por fazer a trilha de dois dias de caminhada de Cusco até a cidade Inca. O começo da viagem é feito de trem. O trem parte de manhã cedo e em torno das 10h ele chega na "estação" 104, na qual os participantes da trilha de dois dias devem descer. Só que a tal estação não existe! O trem simplesmente pára no meio do mato por um ou dois minutos e ninguém avisa que você deve descer porque o trem chegou na "estação" 104. O que aconteceu comigo? Eu não percebi que aquela era a minha parada e para não perder o passeio eu tive que pular do trem em movimento para cair no meio do mato, caminhar de volta até o local e ainda ter a minha atenção chamada pelo guia por ter perdido a "estação".
Lisiane
VIAJANDO PARA O LITORAL PERUANO
Peguei o ônibus da empresa Flores que saia da rodoviária de Arequipa para a cidade de Camaná, litoral Peruano. São três horas e meia de viagem de puro inferno. 1º- Essa empresa permite a viagem de passageiros em pé, ou seja, se você viaja no corredor, fica sempre alguém ali em pé em cima de você. 2º- Durante todo o caminho (inclusive na estrada) o ônibus pára pra pegar vendedores ambulantes das mais diversas coisas, desde balas até costelas fritas de boi. O que tornava a viagem mais lenta e impossível de se descansar, os ambulantes ficam gritando o tempo todo fazendo propaganda do que estão vendendo, passam no corredor do ônibus empurrando as pessoas que estão de pé (item 1) que por sua vez, para dar passagem se jogam ainda mais e cima de você. Sem falar no cheiro horroroso dentro do ônibus, as vezes de milho, as vezes de costela de boi frita. E quando eu pensava que tudo já estava mal, ficou pior. Entrou um senhor gordo vendedor de balas que estava completamente bêbado e ficou andando pra lá e pra cá dentro do ônibus, berrando e puxando conversa como todos os passageiros. 3º- Para piorar, o ônibus tinha som ambiente... uma música muito alta estilo mexicana que foi tocando do começo ao fim da viagem. Resumindo: Você sai do onibûs mais cansado do que entrou, com uma dor de cabeça terrível e fedendo a sei lá o quê. Na volta a Arequipa, procurei me informar melhor e confirmei com os nativos da região que a Flores era a pior empresa mesmo e que deveria regressar pela empresa Cromotex. Assim o fiz e dessa vez foi sem paradas, nem vendedores nem música mexicana, nem pessoas em pé. O ônibus ainda tinha televisão e passou um filme com volume moderado sem problemas. Concluindo: Quando estiver no Peru, viaje pela Cromotex e fuja da empresa Flores.
Gabriel Montesinos
VIAJANDO NO AEROPORTO
Quando forem para o Peru, cuidado na hora de comprar passagens aéreas. Comprei um pacote turístico a partir de uma operadora do Brasil (em fevereiro de 2004), que por sua vez fechou um pacote com uma operadora local (Viajes Pacifico, muito boa por sinal). As passagens aéreas Lima/Cuzco/Lima foram compradas junto à companhia AeroContinente, ex estatal peruana. Por conta disso, perdemos 1 dia inteiro no aeroporto de Cuzco, pois o pessoal da AeroContinente entrou em greve(!), reivindicando igualdade de tratamento ao Departamento General de Aviacion Civil, que segundo eles privilegiava as operações da concorrente chilena LanChile (lá chamada de LanPeru). Por conta disso, procurem se informar como está o cenário político, para não ter problemas nem com AeroContinente, nem com LanChile (caso as reivindicações sejam atendidas pelo governo peruano).
Eduardo Starling
MOEDA FALSA
No Peru, tome cuidado com as cédulas de 10 soles e com as moedas de 1 soles. Confira as marcas "d'água" das cédulas. As moedas dever ser robustas e não podem apresentar sinais de desgaste. Se você receber dessas moedas vai morrer com elas na mão, pois ninguém vai recebê-las de volta.
Osvaldo Valentim de Souza
AGÊNCIAS EM AREQUIPA
Quem for até Arequipa, no Peru, não fazer nenhum passeio ou comprar passagem na agência Cevitur, na Calle Santa Catallina 101. Eu comprei uma passagem lá para Tacna (fronteira com o Chile) que custava o dobro do preço. Eu ainda havia comprado da empresa Flores que é um pouco melhor que as outras e quando cheguei no terminal vi que era na verdade a empresa mais barata que ninguém viaja. Tudo foi ao contrário. Pra completar tinha pedido janela e venderam corredor. Pra quem vai passar a noite no ônibus isso é muito importante nessas viagens porque vai muita gente sentada nos corredores.
Nivea
AGENTE DE HOTÉIS
Galera, chegando nos terminais de ônibus em Puno ou Cusco - Peru, aqueles agentes de hotéis que se oferecem para mostrá-lo sem compromisso não tem transporte. Em Cusco caí nessa e fui parar em São Braz num taxi que a moça arrumou e quando descemos ela virou e disse: "são quatro soles pelo taxi". Daí não gostamos do local e tivemos que descer a ladeira a pé. Fica esperto!
Juka Tigre
NÃO CONTRATE NO AEROPORTO
Fomos eu e meu marido para o Peru, e achamos que não precisávamos de nenhuma agência de turismo contratadas a partir do Brasil. E como de fato, não é necessário. Ir para Cusco é muito simples. Porém, chegando ao aeroporto de Cusco, fomos abordados por uma "agente de turismo" que se mostrou muito atenciosa e nós sabendo que precisaríamos contratar no mínimo guias na cidade, aceitamos sua oferta de serviços turísticos. E ela nos garantiu que não haveria muita diferença de valores em relação as outras agências. Fizemos todos os pacotes incluindo city tour, vale sagrado, caminho Inca de 2 dias. Isto nos tomou todo tempo durante os primeiros 4 dias de viagem . Só que voltando de Machu Picchu e conversando com muitos dos Brasileiros que conhecemos resolvemos conferir em outras agências os valores. Foi aí que percebemos a roubada. Havia uma diferença de até US$ 120,00 a mais que a gente pagou. Não façam pacotes com ninguém no Aeroporto de Cusco. Pesquisem pela cidade com calma. Pois é muito fácil a comunicação em Cusco e na grande maioria das vezes as pessoas são atenciosas. Fiquem atentos e boa viagem.
Adriana Guimarães
AGÊNCIA DE PICARETAS
No momento, queria deixar apenas um recado para aqueles que desejam ir a Machu Picchu: nao fazer nada pela agencia Inka´s World Peru. Por que? Comprei pela agencia a passagem de ônibus de Cuzco ate La Paz. Para resumir, a agencia esqueceu. Tive que remarcar o meu voou de volta. E para completar, no outro dia, o dono da agencia fugiu para não assumir com o compromisso de pagar todas as despesas. Hasta la Vista!
Leonardo

3 comentários:

Anônimo disse...

Pessoal, o mais estranho disso tudo é que a gente não está se precavendo dos assaltantes, isso é o que menos nos preocupa, mas sim da polícia boliviana e peruana, que parece fazer o papel dos bandidos nesses países. Se vc é um turista de bem, vc tem que se esconder da polícia boliviana e peruana, vc tem que esconder seu dinheiro, sua máquina, suas coisas para que eles não roubem. Engraçado isso.

Anônimo disse...

Eu ja fui e acho o Peru uma furada total, muito sujo, desorganizado, não vale a pena sair daqui e gastar uma grana legal em uma viagem assim. Sem contar com o risco de contaminação. agua, comida, no minimo volta com algum virus novo

Anônimo disse...

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel