quinta-feira, 21 de junho de 2007

O QUE SÃO "LLAMAS" ?

Llama é um género da família Camelidae de mamíferos artiodáctilos, nativo da América do Sul. Foram os únicos ungulados domesticados neste continente, para exploração da sua e carne. O género inclui três espécies: L. glama, o lhama L. pacos, o alpaca L. guanicoe, o guanaco A vicunha é um animal muito próximo, mas é classificado num género à parte (Vicugna).
Abaixo uma lhama bebê feia e uma lhama interagindo com uma estátua de lhama.
Lhama (pt. Lama) (Llama glama), da palavra quíchua llama, é um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos, género Llama. Este animal tem pelagem longa e lanosa, domesticado para a utilização no transporte de carga, produção de , carne e couro. A lhama é relacionada com o guanaco, vicunha e alpaca. Foi domesticado pelo povo Inca. As lhamas vivem na Cordilheira dos Andes, onde as temperaturas são baixas...Assim, as pelagens servem para protegê-los do frio, além de proteger seu corpo de arranhões e outros ferimentos.As lhamas são conhecidas pelo seu estilo calmo, muitas vezes andando devagar, porém podem se irritar facilmente, assim foi considerado o oitavo animal mais furioso do mundo, segundo o canal Animal Planet. As lhamas possuem pelagens claras, devido ao forte sol que bate na Cordilheira dos Andes.
A alpaca é um mamífero sul-americano estreitamente aparentado com a lhama.A alpaca é um animal principalmente do norte argentino, da família dos camélidos. É menor que ela e sua pelagem é mais longa e macia. É criada no Peru, Chile e na Bolívia(região dos Andes)como fonte financeira principal, para o aproveitamento da lã. O hábito de cuspir também é comum na alpaca, que o utiliza para mostrar agressividade ou como método de defesa.
O guanaco assim como a lhama, é um mamífero ruminante da América do Sul, da família dos camelídeos. Entretanto este animal tem pelagem mais curta, pode passar quatro dias sem água e vive em grandes alturas, próximas aos 4.000 metros.

3 comentários:

Anônimo disse...

Muito relevantes as informações acerca desses bichos tão feios e bobos que habitam los andes. Quero comer os 3, apesar que o guanaco é parecido com um viado o que me faz lembrar os colegas de mochila. Ricardo.

Anônimo disse...

seu booobo.nao é uma lhma feiaaa
é um ALPACA BEBE LINDOO.eu tenho varias n a minha fazedo.nunca cmo.eu amo o meu penis :D
beijosmeliga :*

Anônimo disse...

Lhamas são 10 ! '-' #qbomm.
#mecagueideriraqui.


Beijooocas, e um sucesso enorme no blog.

Assinado: Gabriela ♥

Beijos & Tapas '-'