Relatos e dicas
Se vcs forem fazer o tour por Uyuni e parar em San Pedro, façam o tour até as Lagunas Miscanti y Miñiques.
-Nunca contrate a Pamela Tour; Entao apesar de vc chegar cansado, estar louco para tomar um banho e deitar, nao entre na primeira agencia, procure pela Colque tour ou Cordilleira tour, vale a pena; A Turisball tour é uma merda. A recomendação da Cordillera tour é unânime.
-O passeio Uyuni-SPAtacama dura 3 dias.
-As empresas são diferentes. A Cordillera tours é uma das mais caras. E você não ficará em alojamento diferente das outras por pagar a mais. Talvez a única diferença seja dormir uma noite no hotel de sal. Em todas as agências você correrá o risco do jipe quebrar no meio do deserto. Em um dia o jipe em que eu estava furou o pneu, no dia seguinte quebrou o platinado. É legal ver a cooperação que existe entre os motoristas do jipe quando acontece esse tipo de incidente.
-A agencia escolhida desde agora é a Colque, são poucos q reclamam.
-Concluindo, se vc. for pela Cordillera não esqueça de perguntar se o hotel de sal QUE TODO MUNDO FICA está realmente reservado ou se vão te levar para um outro meia boca que tem lá perto.
-Agências existem várias, eu sei que a Colque Tours e a Cordilheira Tours são as mais caras, porém são muito boas. Todos os mantimentos água, comida é tudo por conta da agência, cama também. Leve folha de coca para mascar!
Museu e Artesanato de Sal
-Existe o "verdadeiro" Hotel de Sal, que fica no meio do salar, porém lá é só pra visitar, todas as agências param lá, mas vc tem q comprar algo no bar (que fica dentro) ou pagar entrada pra visitar este local. Eu como já tinha passado a noite no hotel não tive interesse em entrar neste, eles são iguais por fora…
-Leve roupa para muito frio porque de noite a temperatura chega a ficar abaixo de zero. As mochilas ficam no bagageiro de teto do carro, amarrado e coberto por lona.
-Comprem água em Uyuni e levem muita. Levem tb. papel higiênico porque não tem em lugar nenhum.
- nem precisa procurar agências para fazer o salar: elas procuram você! Ande pela cidade e dezenas de agentes de viagens te cercam e quase imploram pra você fazer o salar com eles. Não faz quase diferença, pois acabamos indo num grupo (que são sempre de 6 pessoas) em que cada dupla tinha comprado por uma agência diferente.
-Eu segui o conselho do guia Lonely Planet e contratei com a agência Andrea's Tour (U$70 por 3 dias). Se vc conseguir por menos, não vai comer, ou não vai dormir, ou ambos. Acho que fiz uma boa escolha. Caminhonete Toyota Hilux, motorista divertido (Leonardo) e cozinheira (Bárbara). Nos albergues noturnos tem cobertas, mas, leve saco de dormir para reforçar (-15C°). Óculos escuros indispensáveis, se não levar, vc vai se sentir como se estivesse visitando o próprio sol.
-O primeiro dia é o que se visita o salar propriamente dito: almoço, a primeira decepção. O segundo dia é praticamente visita às lagunas.
-Tive a "brilhante" idéia de caminhar sobre a lama seca, que em alguns pontos não estava tão firme assim e o pé afundava bastante. Andei pra kct e depois bateu aquela puta preguiça (e cansaço também, afinal estava a quase 4000m de altitude) e não sabia mais o caminho exato por onde havia ido. Já próximo à margem, havia um fiozinho de água que achei que dava pra cruzar, mas quando pus o pé pra atravessar, afundei até o joelho! Tomei um puta susto e por pouco não caí. Quando saí da lagoa, soube de uma menina de outra agência que saíra com lama até o pescoço! Detalhe: não há chuveiro onde se dorme nesse dia!!!!
-O terceiro e último dia do tour começa bem cedo e segue em direção ao gêiser Sol de Mañana, que na verdade é a cratera de um vulcão, acima dos 5000msnm
-O nosso motorista (do tour) esta contando q na época de chuvas (que vai de dezembro até fevereiro +-) é muito fácil de se perder no salar, pois aquilo vira um espelho d´água, ví umas fotos e é lindo, todo o ceu se reflete no chão e vc ñ sabe onde acaba um e começa outro, porém eles se guiam pelas montanhas que ficam ao redor do salar, e este reflexo muda a forma delas (ilusão óptica) então eles ficam desorientados. Se for fazer o tour recomendo a Cordillera Tour, o diferencial deles é que ficam hospedados no hotel de Sal, que é muito legal e diferente. A Colque Tour é que domina a região, porém não utilizam o hotel de sal e sim um refúgio em San Juan. Para a segunda noite(pra quem vai de Uyuni para San Pedro de Atacama), todas as agências utilizam refúgios próximos da Laguna Colorada, lá é muito frio, estive em maio lá e à noite pegamos -17 graus, muito frio mesmo. O lugar é simplesmente inacreditável.
-Nessa época do ano (dezembro-janeiro) frio somente a noite, durante o dia é quente. Quanto ao saco de dormir acho que um que suporte até uns 5 graus é o suficiente.
Vila Allota
-Eu fiz pela Colque e não precisei de saco de dormir, nas 2 pousadas em que ficamos tinha cama e muito cobertor. alugam o saco por 5 dólares.
-Uma boa dica é comprar artigos para frio na própria Bolívia, de preferência em La Paz que, devido à grande oferta, os preços são mais em conta. Assim você economiza, salva espaço na mochila e ainda volta pra casa com muitos souvenirs que serão realmente úteis.
-Em Uyuni, além do frio e da altitude, o ar é muito seco. Quem tem rinite sofre bastante. peguei uma gripe antes de chegar em Uyuni. E lá, toda vez que tinhaque limpar meu nariz, acabava sangrando um pouco.
-O salar em janeiro nao fica chuvendo, rola um pouco de chuva aqui, ali, eu por exemplo nao peguei nenhuma em 4 dias. Alem disso ele fica semi alagado com uns 2, 3 dedos de agua que nao passam nem da sola do tenis mas forma um espelho infinito, do tamanho do salar, que refletem as nuvens do ceu no chao. Viajei por 6 horas por cima do sal, com as nuvens no chao, sem ver as margens, como se tivesse andando no ceu. Surreal, coisa de outro mundo. Qualquer informação terei prazer de ajudar…
-se algumas partes do salar estiverem alagadas, os jipes não vão.
Águas termais
Nenhum comentário:
Postar um comentário